Anel de compromisso: entenda quando começou essa tradição
Hoje em dia o anel de compromisso está popularmente ligado ao conceito de alianças de namoro. E até podemos concordar que a aliança de namoro é, de fato, um anel de compromisso, mas não é todo o seu significado. Afinal, a tradição de presentear alguém especial com um anel, como forma de oficializar a união, surgiu muito antes do modelo de namoro, como conhecemos hoje.
Assim como o nome já diz, é considerado um anel de compromisso qualquer anel entregue com o objetivo de simbolizar, publicamente (ou às vezes em segredo também), a lealdade da pessoa que presenteou para com quem recebeu, assim como o amor e as responsabilidades que tal posição exige.
Seja na forma de um par de alianças prateadas, douradas ou mesmo um anel solitário, o anel de compromisso deve ser um sinal visível do laço sentimental que liga duas pessoas.
Mas por que um anel e não qualquer outra joia, como uma pulseira ou um colar banhado a ouro, por exemplo? A resposta é bem simples: porque essa é a tradição. Se a intenção do anel de compromisso é ser um comunicado público, então precisa ser um símbolo que todos possam facilmente reconhecer.
Da mesma forma, outras peças e acessórios são usados por determinados grupos sociais como uma forma de identificação. Assim acontece com os pingentes com símbolos conhecidos ou os colares e pulseiras religiosos. No entanto, será que seria possível descobrir que sua amiga ficou noiva apenas pela pulseira dela?
Você pode até ser criativo, mas algumas tradições já estão consolidadas em nossa cultura. E podemos ser bem sinceras? Quem não sonha em ganhar um anel de compromisso?
A história do anel de compromisso como nunca te contaram
Você já se perguntou o motivo para o casal usar um par de alianças? Ou de onde foi que surgiu a ideia de presentear a noiva com um anel de noivado? Bom, esses costumes todos nasceram de algum lugar e tiveram um longo caminho até se tornarem tão populares.
E nós pesquisamos bem a fundo para trazer todos os detalhes mais curiosos para você!
Entretanto, precisamos lembrar que a maioria dessas tradições surgiram há séculos e, por este motivo, é possível que haja divergência entre uma fonte histórica e outra.
Buscamos, então, um consenso entre os historiadores e chegamos a algumas conclusões, que vamos apresentar a seguir. Quer saber mais detalhes? Então continue lendo nosso conteúdo até o fim.
Presentear a noiva com uma joia
Uma coisa precisamos concordar: o anel de compromisso é sempre um presente. Mesmo que o casal escolha junto e divida o custo do produto, ainda assim é a decisão de se dedicar à outra pessoa, o fato de se comprometer, que realmente conta. O anel é apenas um símbolo disso tudo.
Esse costume de "dar presentes" existe há milênios e não é apenas uma forma de demonstrar seu carinho, lealdade e comprometimento com a outra pessoa. Mas também de demonstrar todo o poder, a riqueza e a prosperidade de quem tem condições para presentear.
Por este motivo, a tradição de presentear a noiva com uma joia é muito antiga e, na maioria das vezes, o presente era representado por um colar ou pulseira de metais e pedras preciosas. Outros objetos valiosos também faziam às vezes de presente e geralmente eram entregues durante reuniões familiares ou divulgados ao público.
Foi apenas em 1477, após o final da Idade Média, que o anel de compromisso começou a ser usado e se tornou muito popular. O grande autor dessa tradição, que perdura até hoje, principalmente entre os noivos, foi o arquiduque Maximiliano. O famoso anel de compromisso foi um presente à duquesa Mary Burgudy, como símbolo do compromisso e uma forma de provar seu amor.
Desde então, se tornou costume oficializar o compromisso com um anel.
Anel de compromisso ou aliança?
Apesar de ambos simbolizarem um compromisso firmado, os acessórios têm diferentes finalidades. Enquanto que as alianças são usadas como um lembrete, um símbolo do relacionamento, o anel de compromisso é um presente que marca um momento tão importante.
No Brasil ainda é muito comum formalizar um pedido de casamento com as alianças, por exemplo. No entanto, em outros países e culturas, o anel de compromisso (ou anel de noivado) ainda é o grande protagonista do momento.
Então, qual escolher? A resposta é muito simples: os dois!
Qual a simbologia do uso do anel de compromisso?
Além da tradição iniciada pelo arquiduque da nossa história, o anel de compromisso tem um outro motivo para simbolizar a união e o amor entre duas pessoas: seu formato circular. Essa forma, sem ponto de início e fim, representa a infinidade do eterno, o para sempre.
Acredita-se que o anel de compromisso seja usado desde o Egito Antigo, já nas primeiras civilizações. Há registros da tradição também na Grécia Antiga, Roma e China. Portanto, não há dúvidas de que o anel de compromisso é uma simbologia que atravessa séculos.
Ah, e um fato interessante sobre o anel de compromisso: essas peças só podem ser usadas nos dedos anulares. Isso se dá por um motivo muito significativo: há uma crença que diz que no dedo anular esquerdo há uma veia ligada diretamente ao coração, conhecida pelos gregos como a vena amoris.
Conheça a coleção de anéis Vanessa Prado
Agora que você já conhece a história por trás da tradição do anel de compromisso, que tal conhecer nossa coleção exclusiva e surpreender quem você ama?
Acesse nossa loja online e confira!
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Aprenda qual a mão adequada para usar aliança de namoro
Olá, deixe seu comentário para Anel de compromisso: entenda quando começou essa tradição