Como cobrar um cliente por whatsapp? Aprenda com 6 dicas práticas
Sabemos que pode ser desgastante cobrar das clientes, sobretudo para quem trabalha com revendas, porém você precisa ter o "jogo de cintura" para não entrar em complicações financeiras. Aos poucos, deixar de receber pode ser prejudicial para o seu negócio, da mesma forma que cobrar de forma rude pode prejudicar a sua clientela.
Em outras palavras, não receber uma venda é um tiro no pé, pois, além de precisar arcar com os custos, não possui a chance de vender para outra cliente e lucrar. Por isso, saber como cobrar cliente por whatsapp sem criar atrito é um pré-requisito para ser uma revendedora de sucesso.
6 dicas para cobrar sem causar climão
Ninguém quer criar atrito com cliente, isso é fato, por isso que a maioria das revendedoras evitam cobrar a fim de não provocar situações chatas e perder clientes. Mas já te adiantamos um ponto, cobrar mostra que o trabalho é sério e precisa de respeito. Então assuma seu papel de empresária e cobre sem medo. Veja como fazer isso de forma assertiva.
1. Confirme o valor da dívida
Antes de tudo, confirme o valor da dívida. Esta preparação antes da cobrança é fundamental, pois cobrar sem saber o valor exato te coloca numa saia justa. Por isso, tenha um sketchbook, planilha, sistema, documento, enfim, um espaço próprio para marcar o produto, valor e dia que foi entregue. Imagine cobrar R$50,00 de uma cliente que deve R$500,00? Ou o contrário? Portanto, organize-se.
2. Investigue se realmente não foi paga
O segundo ponto complementa o anterior, uma vez que mandar mensagem cobrando quando já está pago também cria uma situação delicada. Sendo assim, investigue todas as possibilidades de pagamento, seja em contas bancárias ou dinheiro vivo. Tenha certeza que a dívida não está paga.
3. Verifique o número e nome da cliente
Depois que a dívida está confirmada, e realmente a cliente não pagou, é hora de pegar o celular e abrir o whatsapp. É nesse momento que você precisa confirmar os dados pessoais. Cheque se a foto e o nome condiz com a cliente, já que cobrar a pessoa errada é tão embaraçoso quanto falar o preço errôneo.
4. Adeque a cobrança ao estilo da cliente
O nosso conselho é: adeque a mensagem ao estilo da cliente, escrita ou áudio, apenas dessa maneira ela será bem recebida – e as duas maneiras são eficazes.
Os áudios são uma ótima escolha para clientes sensíveis, pois, assim, a cliente escuta a sua voz e não abre brechas para interpretações equivocadas.
Enquanto as mensagens escritas são perfeitas para pessoas que não gostam de ouvir áudios, ou não podem abrir o whatsapp pessoal durante o trabalho. Entenda o perfil da cliente e se prepare para montar a cobrança.
Áudio
Se você optou por áudio, escreva um script e planeje a fala. Aconselhamos fazer isso pois gaguejar, falar muito baixo ou transmitir as informações de forma confusa passa insegurança – e muita! Então treine o áudio em voz alta antes, falando tranquilamente e compassado, não precisa pressa.
Depois, grave! Se errar jogue fora e grave de novo. Só não fique gravando e apagando quando a cliente já estiver online conversando com você.
Escrita
A forma escrita te permite ler o conteúdo da mensagem e ver se está tudo ok, é mais prático para revisar. Então escolha palavras que a cliente entenda, verifique se a gramática está correta e se a interpretação está clara. Não se delongue e nem seja muito abrupta.
Para te ajudar em ambas as formas de comunicar, siga a fórmula a do próximo tópico.
5. Utilize a fórmula mágica
Seguir a fórmula é a melhor maneira de cobrar com educação, afinal de contas, chegar falando subitamente o quanto deve não é interessante. Portanto, o segredo para uma boa cobrança é ser objetiva com educação. Siga a fórmula que citamos:
- Saudação + Identificação + apresentação da dívida + pagamento + gancho + despedida
Cumprimente: saudação + nome da cliente
Saudar é educado e necessário! Escreve um cumprimento que faça sentido com o horário e no áudio cumprimente de forma animada, afinal, falar de forma enérgica tira aquela aura de climão.
Ah, e fale/escreva o nome da cliente. Segundo a ciência, escutar o próprio nome é uma das palavras que a pessoa mais gosta de ouvir, então fale suavemente e escreva para direcionar a mensagem.
Identifique a si mesma e mencione o produto
Depois do "Olá, tudo bem, Gabriela?" é o momento de se identificar: " Aqui, é a Amanda da Vanessa Prado Semijoias". Essa identificação é fundamental para tornar a cobrança humanizada e lembrar que existe uma outra pessoa do outro lado da tela.
Além do mais, é de suma importância lembrar a cliente do produto comprado. "Quero falar com você sobre a sua compra, a da pulseira de elos cravejados, vi que as últimas parcelas ainda não foram pagas...".
Apresente o preço da dívida de forma clara: R$xxx,xxx
Ao escrever o preço da dívida, coloque o cifrão e o valor de forma clara – até com os centavos, se tiver. Tome cuidado ao arredondar valores para cima, pois isso pode causar atritos posteriores. Evite escrever por extenso, o valor precisa ser visível e fácil de identificar. Já no áudio, pronuncie de forma clara e pausada, não precisa ter vergonha de falar.
Solucione com o formato de pagamento: boleto, pix, cartão, dinheiro
Gerar um boleto novo, mandar o pix, passar os dados para uma transferência ou depósito, receber em dinheiro vivo, passar cartão no débito ou crédito, em suma, ofereça formas diferentes de pagamento e datas condizentes com o recebimento.
Inclusive, atualmente nós conseguimos pagar sem sair do whatsapp, essa função já está disponível para todos os celulares e facilita muito, tanto para quem paga como para quem recebe. Então, verifique qual a forma mais fácil para receber e de administrar as finanças.
Crie um "gancho" com uma pergunta
Finalize a cobrança com uma pergunta. Essa é uma estratégia para continuar a conversa e não "levar um vácuo". Exemplos:
- Fica bom para você esta data de pagamento?
- O que acha de alinharmos uma nova data?
- Qual forma de pagamento fica melhor para você?
- Podemos fazer dessa maneira?
Use esta estratégia para a cliente saber como continuar a conversa e não achar que é uma cobrança vaga.
Faça um despedida com continuidade
A despedida não é o encerramento da conversa, cuidado com isso. É preciso dar voz de continuidade na mensagem, como: aguardo sua resposta, espero notícias, vamos conversando, fico no aguardo... Use o formato que faça mais sentido com seu estilo e o da cliente.
6. Envie, sem medo!
"Olá, tudo bem, Gabriela? Aqui, é a Amanda da Vanessa Prado Semijoias. Quero falar com você sobre a sua compra, a da pulseira de elos cravejados . Vi que as últimas parcelas de R$109,00 ainda não foram pagas, o que acha de nós alinharmos uma nova data de pagamento? Fico no aguardo!"
Esse é um exemplo bem didático que acabamos de construir juntas. Logo, acate essa base e adeque ao perfil do seu cliente. Só não deixe de cobrar. Negócios são sérios, você precisa do dinheiro para pagar os boletos e investir nas semijoias.
Gostou das dicas de cobrança? Nós sempre trazemos conteúdos bem interessantes para você se tornar uma revendedora ainda melhor. Por isso, te convido a conhecer 5 frases e dicas para propagandas de semijoias arrasadoras. Leia, tem muita dica útil!
Nos vemos no próximo post!
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