Como limpar semijoias? Quais os cuidados? – A Vanessa Prado ensina!
Saber como limpar semijoias é um conhecimento que toda mulher deveria ter sempre debaixo das mangas. Afinal, muitas já devem saber que as semijoias têm maior durabilidade do que as bijuterias, mas é preciso de alguns cuidados específicos para garantir que elas estejam sempre bonitas. Você sabe quais são eles?
Bom, se veio até aqui provavelmente é porque não tem muita certeza de como fazer esse processo corretamente, acertamos? Mas não precisa se preocupar! A boa notícia é que esse cuidado é super simples de ser feito e você só vai usar produtos que já tem em casa.
Nós da equipe Vanessa Prado Semijoias trabalhamos há décadas com esse tipo de peça e, por isso, sabemos bem o que funciona e o que não funciona. Continue a leitura e descubra com a gente qual é o melhor método para fazer em casa, além de algumas dicas para ter sempre em mente:
Passo a passo simples de como limpar semijoias
Com a vida corrida que todas nós levamos atualmente, de nada adianta apresentarmos um processo super complexo, que leve muito tempo, para limpar suas semijoias, não é mesmo?
Sabendo disso, preparamos o passo a passo mais simples e rápido para você. Veja abaixo como limpar suas semijoias sem dificuldade:
Você vai precisar de:
- água corrente;
- escova de dentes com cerdas macias (pode ser uma antiga, já usada);
- sabão de coco ou detergente de cozinha neutro;
- guardanapo de papel;
- secador de cabelos (opcional);
- e uma flanela seca.
Procedimentos:
- Passo 1: Molhe a escova de dentes com água da torneira e pingue um pouquinho de detergente neutro em suas cerdas. Se estiver usando sabão de coco, basta passar as cerdas molhadas na barra de sabão para pegar um pouquinho dele com a escova.
- Passo 2: Com a semijoia seca mesmo, você deverá esfregar com a escova de dentes para limpar cada ponto de sua superfície. Se existirem áreas com maior sujeira, concentre-se nelas e esfregue até que a semijoia esteja completamente limpa.
- Passo 3: Quando finalizar a limpeza com a escova, coloque a peça em água corrente e enxágue bem, certificando-se de que não ficou nenhum resquício de espuma na peça.
- Passo 4: Feito isso, você deverá secar a sua semijoia. Para isso, você poderá usar o guardanapo de papel e usá-lo por toda a superfície da peça para absorver completamente a água.
Se tiver um secador de cabelos ao alcance das mãos, esse processo fica ainda mais fácil. Basta acionar o modo frio do equipamento e utilizar o vento para secar completamente a peça.
O importante aqui é garantir que toda a água seja eliminada da peça, deixando-a completamente sequinha, ok?
- Passo 5: Por fim, o último passo é lustrar a sua semijoia para deixá-la cheia de brilho. Para isso, você usará a flanela seca e vai esfregá-la por toda a superfície do seu brinco, anel, pulseira, colar e qualquer outra jóia, até que esteja satisfeita com o brilho conseguido.
Simples assim e suas joias estão novinhas em folha!
Dica de ouro: A nossa recomendação é que você faça essa limpeza quinzenalmente, pois assim as peças não acumulam tanta sujeira e podem ficar lindas e conservadas por muito mais tempo. Coloca aquele lembrete nos alarmes do celular que não tem erro!
Saiba diferenciar sujeira e oxidação nas semijoias
Precisamos limpar nossas semijoias com constância por dois principais motivos: o acúmulo de sujeira e pelo fenômeno da oxidação. Os dois são completamente normais e acontecem com bastante frequência.
Nenhum deles quer dizer que a peça esteja se deteriorando, viu? Basta ter os cuidados de limpeza em sua rotina que as peças ficarão perfeitamente conservadas!
A sujeira que se acumula em nossas semijoias é formada, principalmente, por resquícios de pele morta que nosso corpo elimina naturalmente, oleosidade, poeira e outras impurezas que temos contato diariamente com o ar da cidade.
Na hora da limpeza, normalmente esse tipo de sujeira não é difícil de remover. Com algumas escovadinhas a peça já está livre dela!
Já a oxidação é aquele aspecto escuro que se espalha pela superfície das semijoias. Naquelas banhadas a ouro, normalmente é o esverdeamento da peça. Nas peças prateadas, a mancha pode ser bem escura, com aspecto preto mesmo.
Muitas mulheres quando se deparam com isso acham que as peças estão estragando e foram perdidas de vez, mas não é bem assim! A oxidação é um fenômeno natural que acontece em qualquer tipo de metal – seja ele ouro, prata, cobre, latão ou o que for. Para deixar sua peça livre delas, basta fazer o mesmo procedimento de limpeza que aprendeu acima.
A única diferença entre a sujeira e a oxidação é que, na hora de lavar, talvez você precise de mais empenho quando for esfregar a oxidação para se ver livre dela. Mas não tem segredo, é só ter paciência que logo a peça estará brilhando, como se fosse nova!
E não se engane: a oxidação não quer dizer que a sua semijoia não seja de qualidade. Até mesmo as peças feitas em ouro maciço, por exemplo, estão suscetíveis ao fenômeno. Se quiser entender mais sobre as diferentes características das semijoias, leia o nosso post “Folheado e banhado a ouro: conheça as diferenças”.
Dicas de como cuidar de peças banhadas a ouro e outras semijoias
Normalmente, as preocupações com as técnicas de conservação da semijoia acabam aparecendo apenas quando a peça é banhada ou folheada a ouro. Entretanto, todas as peças da sua caixinha de joias merecem atenção, viu? Abaixo, listamos alguns cuidados para você sempre ter em mente e inserir em sua rotina:
- Evite contato excessivo com a água. Ou seja, nada de usar a semijoia no chuveiro, na praia ou na piscina;
- A dica de evitar a exposição à água vale também para os momentos em que você vai realizar atividades físicas, pois o suor poderá entrar em contato com sua semijoia e danificá-la com o tempo;
- Nunca aplique perfume diretamente sobre as peças. Quando for usar o seu perfume, aplique-o sobre a pele e espere que ele seque bem para então colocar as semijoias;
- Cuidado para não derrubar as peças, principalmente aquelas que têm pedras e cristais, pois eles podem se soltar com a queda;
- Sempre evite atritos com outras superfícies, como a mesa de trabalho e a direção do carro. A dica vale principalmente para anéis e pulseiras;
- Jamais deixe que suas peças tenham contato com produtos de limpeza! Como esses itens podem ser abrasivos, eles podem danificar permanentemente o visual dos acessórios. Portanto, na hora de realizar qualquer tipo de limpeza com produtos químicos (água sanitária, limpador de vidros, limpadores multiuso, etc.), não esqueça de tirar as suas semijoias;
- Não abra mão da limpeza das peças. Faça-a quinzenalmente conforme o passo a passo acima e lembre-se de secar as joias muito bem, para eliminar qualquer resquício de água.
Anotou tudo? Seguindo todas essas recomendações é possível manter seus acessórios lindos e brilhantes por muito mais tempo. Teste nossas dicas e depois volte aqui para nos contar o que você achou!
Se quiser mais dicas relacionadas ao mundo dos acessórios, continue aqui com a gente no blog da Vanessa Prado. Sabendo como limpar suas semijoias, você poderá usá-las sempre em seus looks arrasadores. Para se inspirar, que tal dar uma olhadinha em nosso post “Correntaria: descomplicamos a grande tendência da vez. Aprenda a usar!”
Te esperamos por lá!
Olá, deixe seu comentário para Como limpar semijoias: Tutorial simples com dicas preciosas