5 truques para identificar uma peça de ouro
Como saber se é ouro aquele anel, colar ou brinco que você possui mas não tem certeza do material que ele é feito? Nós, da Vanessa Prado Semijoias temos a tarefa de te ajudar e nesse post vamos te explicar como você pode identificar de forma simples.
Sabemos que existe diferença entre as semijoias e as jóias verdadeiras, sendo assim, as jóias verdadeiras são compostas por apenas um material, nesse caso em questão, o ouro.
Já as semijoias possuem não somente o ouro, mas também outros materiais em sua composição, sendo assim folheadas a ouro.
E é exatamente sobre isso que vamos falar por aqui hoje, vamos lá!
1- Se atente à superfície
Tome atenção à aparência da superfície da sua peça. Essa é a primeira coisa a fazer quando se quer saber se a peça é verdadeira: observar. Sinais como descoloração das extremidades e manchas podem indicar que não é uma joia pura.
A descoloração das extremidades sinalizam que o banho de ouro foi desgastado ao longo do tempo de uso da peça, e as peças que são somente banhadas a ouro são consideradas semijoias.
Igualmente com as manchas que aparecem na superfície, que também indicam que a camada fina de ouro que está presente na peça está se desgastando. Em caso de as manchas serem vermelhas ou pretas, significa que o metal que está por debaixo da camada de ouro tem essas mesmas cores.
2- Faça o teste do ímã
O teste do ímã é muito simples, é um dos meios que podem te ajudar a identificar o material da peça. Para realizar esse teste você precisa de um ímã que não seja muito fraco, de preferência aqueles que você encontra em lojas especializadas.
Depois de encontrar o ímã, posicione-o de forma que fique logo acima da jóia, e se a mesma for atraída por ele, significa que não é uma jóia pura. O ouro não possui propriedades magnéticas, então não é possível que uma peça de ouro seja atraída por ímãs.
Esse teste não te dá a certeza absoluta do material da sua peça, mas é importante lembrar que quanto maior a força do ímã, as chances do resultado chegar perto da verdade são maiores.
3- Aplique vinagre na peça
Coloque a jóia e um lugar que consiga manusear, como numa mesa, e aplique uma pequena quantidade de vinagre branco sobre a superfície do objeto e observe: a cor do material muda ou permanece a mesma?
No caso da mudança repentina da cor, significa que a peça não é feita de ouro puro, porém, se ela se mantém na mesma cor, podemos dizer que é uma jóia pura.
4- Teste do prato de cerâmica
Você irá precisar de um prato cerâmico não vidrado, isso significa que o mesmo não passou pelo processo de esmaltação após a queima da cerâmica e não adquiriu aquele aspecto de brilho e vidrado, essa camada vítrea é apenas relacionada à estética da peça e é facilmente encontrado em lojas especializadas em artigos para casa.
Depois de encontrar o prato, você vai arrastar a sua joia por toda a sua superfície. Após isso você vai notar que a peça deixou uma marca sobre o prato, e essa mancha pode vir a aparecer de duas cores: preto e dourado.
A mancha preta indica que a sua jóia na verdade não é ouro, ou é apenas banhada no ouro. Já a mancha dourada indica que a sua peça é sim, inteiramente composta por ouro.
5- Teste da mordida
O teste da mordida, como o próprio nome já diz, consiste em você morder o ouro e observar as marcas que são deixadas na peça pelos seus dentes.
Morda o ouro com uma força razoável, observe como o material irá reagir após isso. As marcas que são deixadas na superfície da peça falam muito sobre o material, tendo em vista que as marcas mais fortes indicam que o material é somente o ouro.
Claramente esse método não é o mais eficaz de todos, muito menos o mais indicado, apesar de dar resultado e realmente ajudar a identificar o material do objeto, sabendo que pode causar danos aos dentes.
Também é importante saber que peças que são semijoias banhadas a ouro também podem apresentar marcas ao serem mordidas, o que faz com que elas pareçam reais aos nossos olhos.
6- Teste com base líquida
Por incrível que pareça, com a ajuda de uma base de maquiagem líquida você também pode saber se o seu objeto é feito de ouro ou não!
Você só precisa aplicar uma pequena quantidade da base sobre a parte superior da mão, o necessário para formar uma camada fina sobre a superfície e esperar até que seque completamente.
Depois disso, friccione o objeto de ouro sobre a base líquida de maneira que forme uma linha em sua mão. Se acontecer de essa linha não surgir, quer dizer que o objeto é: ou banhado a ouro, ou composto por outro tipo de metal.
Bom, agora que você já sabe como identificar se é ouro aquele seu acessório que você não tem certeza, conta pra gente aqui nos comentários se você descobriu!
Se você gosta de temas assim, não se esqueça de checar o nosso blog, que está recheado de conteúdos preparados especialmente para você! E para saber como cuidar direitinho das suas semijoias, dê uma olhadinha no nosso post sobre como limpar e cuidar das suas semijoias.
Olá, deixe seu comentário para Como saber se é ouro? Aprenda a reconhecer o material!