Tudo sobre o estilo boho chic e como incorporá-lo em suas produções!
Você pode até não saber exatamente o que é estilo boho chic, mas, já deve ter visto por aí algumas mulheres desfilando essa tendência. Roupas com tecidos fluídos, com um ar mais vintage e uma pegada artesanal, assim como chapéus floppy, botas e acessórios são algumas das características presentes nesse estilo.
O boho chic é um dos estilos preferidos pelas fashionistas para compor looks em festivais de música pelo mundo, como o Coachella, no deserto da Califórnia, o Glastonbury no Reino Unido, o Lollapalooza e o Rock in Rio, no Brasil. E isso tem um motivo!
A palavra de ordem para definir o estilo é o conforto e a liberdade. Mesmo sendo muito usado em festivais musicais, ele também ganhou as ruas e o street style. Se interessou pelo boho chic? Quer usar a tendência e não sabe por onde começar? Então, continue a leitura que vamos te contar tudo sobre esse estilo!
Quer saber um pouco mais sobre os 7 tipos de estilos universais? Então não deixe de conferir o post completo que fizemos aqui no blog.
Surgimento do boho chic
Durante muito tempo o estilo boho chic era facilmente confundido com o estilo hippie. Mesmo que eles tenham algumas características semelhantes, uma das maiores diferenças está no local de origem de cada um.
O estilo hippie surgiu nos Estados Unidos, por volta da década de 60, tendo uma forte ligação com os jovens da época e o espírito livre, já que ia contra os padrões e conservadorismo impostos pela sociedade. Já o boho, é originário da europa e tem uma forte influência na boêmia dos anos 20.
O nome do estilo é uma junção entre a expressão inglesa "bohemian" e o bairro londrino Soho. O estilo foi difundido nas ruas londrinas na década de 70 e era um movimento que unia arte, moda e a vida boêmia.
Enquanto estilo hippie está mais relacionado a um estilo de vida e também a um movimento de contracultura, o boho tem outras motivações, mais ligadas a arte e a estética, assim como um estado de espírito.
Basicamente, as pessoas que usavam o estilo na época tinham uma vida mais leve e despreocupada, por isso o boho tem uma forte ligação com artistas e pessoas que não tinham um padrão de vida tão convencional, como músicos e escritores.
Após o grande sucesso na década de 70 o boho saiu de cena e voltou anos depois, por volta de 2004. Totalmente repaginado, o estilo ganhou o nome de boho chic, por ter uma pegada livre e fluida, cheia de elegância e sofisticação.
O boho chic como conhecemos atualmente é também uma grande mistura de vários outros estilos, sendo assim, ele também bebe na fonte do hippie, por conta das estampas e também peças com uma pegada mais vintage e artesanal.
O folk e western, por conta das botas e chapéus inspirados nos cowboys e a influência do estilo romântico e rocker, dão um toque despojado e casual sem perder o conforto e elegância.
Características do estilo boho chic
Assim como a mistura de vários outros estilos, o boho chic tem algumas características que faz com que ele seja facilmente identificado nas ruas, nas lojas e também nos festivais de música mundo afora.
Veja o que não pode faltar no boho chic:
Cores
O visual boho chic é composto por cores de tons mais sóbrios, sem nada muito chamativo. Algumas das principais cores mais usadas são os tons terrosos, como o marrom, caramelo e vinho, assim como o verde musgo e o azul turquesa. O preto, branco e as variações de nude e bege também fazem parte.
Tecidos
Conforto, leveza e fluidez compõem o estilo, por isso os tecidos mais usados seguem essa linha, como: algodão, chiffon, laise, tencel, cetim, seda, linho, viscose e viscolycra.
Outros tecidos com um caimento um pouco mais pesado também estão presentes como o jeans destroyed, a camurça, o couro sintético e a lã fria. As rendas, crochês, tricôs e bordados também não ficam de lado para um ar mais artesanal.
Estampas
Assim como as cores e também os tecidos, as estampas possuem uma forte influência e estão muito presentes no estilo como: os florais, as padronagens liberty, o estilo étnico com influências peruanas e também o tribal africano, cashmere, animal print e o paisley.
Dicas para compor looks boho chic
Sabendo as cores, tecidos e estampas, já é meio caminho andado para não errar nas produções boho chic. Uma das principais dicas para compor looks inspirados no estilo é fazendo um hi-lo, ou seja, misturando peças com uma pegada mais casual com outras um pouco mais chics. Assim como mesclar uma peça mais sofisticada com outra mais artesanal.
Mesmo que o estilo seja um dos mais usados em festivais musicais, ele funciona muito bem no dia a dia e pode ser usado em diversas situações, desde o ambiente de trabalho até um passeio.
Não é muito difícil aderir ao estilo e provavelmente alguma das peças você já deve ter no armário e talvez nem saiba. Então veja algumas dicas e inspirações para se jogar na tendência:
Kimono
O kimono é uma peça super coringa e é muito usada no estilo boho chic. Ela funciona muito bem com várias peças. A produção fica ótima tanto com um short e camiseta quanto com uma calça ou por cima de um vestido mais justo.
Além do kimono, outras terceiras peças que funcionam muito bem são os coletes, as jaquetas e os casacos mais pesados.
Modelo ciganinha
A ciganinha também é outra peça que faz parte do visual. As combinações também podem ser feitas entre vestidos ou blusas mais fluídos e que deixam os ombros à mostra e não perdem a feminilidade e nem o romantismo. Os cropped tops também não ficam de fora.
Calça flare
A calça flare ou, como também é popularmente conhecida, boca de sino, tem cós alto e é mais justa nas coxas e vai ficando mais larga no restante das pernas, é uma peça super elegante e ao mesmo tempo tem uma pegada mais vintage, com forte inspiração na década de 70.
O modelo pode ser encontrado em uma versão mais básica jeans, mas funciona muito bem em versões estampadas.
Outro modelo de calça que também é bastante usado e não perde a elegância, é a calça pantalona. Ela lembra muito a flare, mas é mais fluída e é folgada por inteiro.
Vestidos soltos
Para que o conforto não fique de lado, os vestidos com modelos mais soltos e amplos, são os preferidos nesse estilo. Eles podem aparecer em diversos comprimentos, desde os mais curtos, para quem adora deixar as pernas de fora, até os mais longos.
Comprimento midi
As peças de comprimento midi também são muito usadas. O midi é aquele comprimento que é um meio termo, não é nem curto demais e nem comprido demais e por isso acaba tendo um ar muito mais elegante e sofisticado. Saias e vestidos nesse comprimento funcionam muito bem.
Nos pés
Por conta das influências folk e western, as botas são um dos modelos de calçados mais usados nesse estilo. Mesmo que elas sejam mais associadas ao inverno, dá pra investir em botas com cano curto, assim você não passa calor e nem deixa o estilo de lado. Mas se a temperatura baixar, as botas de comprimento médio e alto podem ser usadas sem medo.
As sandálias rasteiras e gladiadoras também são bastante usadas e ajudam a passar um ar mais despojado e despretensioso ao look. Mas se você não abre mão de um salto alto, não tem problema, as anabelas, saltos com estilo rampa, também são bastante usados e garantem a elegância, sem perder o conforto.
Acessórios são a alma do boho chic
Mesmo que o estilo tenha as suas peças com estampas e tecidos característicos, o que não pode ficar de lado e faz toda a diferença na composição dos looks são os acessórios. Eles são os grandes responsáveis por dar toda a alma ao boho chic.
Os mix de acessórios são indispensáveis. Mas não são peças comuns. Os tons de prata e dourado são muito usados. É possível brincar com peças de diferentes tamanhos e acabamentos diferentes.
Os colares longos com pingentes grandes são um dos preferidos, mas as chokers, mais justas ao pescoço, também funcionam muito bem no mix. A mistura de brincos não fica de fora, inclusive os piercings fake e também as argolas com pingente de dente compõe produções de um estilo irreverente e único.
Nas mãos, não podem faltar os anéis de diferentes tamanhos. Já nos braços, as pulseiras dão um toque todo especial. Alguns detalhes de pingentes também são característicos do estilo, como os búzios, chifre italiano, estrelas, crucifixos e olho grego.
Mas lembre-se, não precisa usar todos os acessórios de uma só vez. Então, escolha os que mais combinam entre si para que o visual não fique muito pesado.
Gostou do estilo boho chic? Com essas dicas e inspirações, ficará muito mais fácil incorporar o estilo nas suas produções, seja no dia a dia ou para algo mais especial.
Aproveite para ler também o nosso conteúdo sobre estilo clássico. Até o próximo post!
Olá, deixe seu comentário para Estilo Boho Chic feminino: o que é e como usar!